20 março 2008

O marketeer

Este post não representa uma crítica nem uma sátira.

Queria apenas partilhar a minha teoria sobre o sucesso do Tony Carreira, assinalando assim os seus 20 de carreira.
Isto porque já ouvi muitas e nenhuma me convence…

Argumentos mais comuns para o sucesso da carreira do Carreira:
- Humildade
- Voz
- Melodias
- Beleza
- … entre outros que, desculpem, mas não me convencem.

Mas o Tony Carreira tem uma virtude de se lhe tirar o chapéu! É um excelente marketeer! E com todo o mérito!
Este homem de origens humildes e sem grande instrução (pelo menos que se saiba) conseguiu pôr em prática algumas das regras de ouro do marketing actual: criou um produto meticulosamente segmentado para um nicho de mercado; para dar resposta a uma necessidade muito específica do público que definiu como alvo.

Ou seja, foi criado um produto - que é o próprio do Tony -, em que as principais características são: humildade, amabilidade, beleza (esta parte é questionável, mas já deu para perceber que ele conseguiu adaptar a sua imagem aos ideais de beleza masculina das mulheres de meia idade), romantismo… depois aquela vozinha de “sim, querida, faz-me o jantar que eu no domingo levo-te a passear”… e depois mais aquelas letras de “pobre de mim que já sofri tanto, que agora até me contento com uma gordinha como tu, por exemplo, desde que me trate bem”.

Depois, para se colocar um produto no mercado com algum sucesso é necessário fazer crer ao consumidor que ele tem a necessidade de adquirir esse produto.
Nesta parte o Tony não tem grande mérito porque não precisou de fazer nada…
A “fã modelo”, dada a sua idade, teve uma educação predominantemente salazarista, em que, só para citar um exemplo, as moçoilas iam para a escola aprender a cozinhar e a bordar. Por seu lado, aos rapazes, os homens que hoje são os maridos da “fã modelo”, foi-lhes incutido que a mulher está em casa à sua espera com o jantar pronto na mesa a tempo e horas, com um sorriso nos lábios, do tipo… “Olá, queridinho! Não fiz a ponta d’um corno o dia todo, por isso ‘tou aqui cheia de pachorra para te aturar”.

Acontece que FELIZMENTE os tempos mudaram, as mulheres começaram a fartar-se de ser tratadas como meras empregadas, e homens há que não se adaptaram a isso, passando a ser rotulados de brutos.

E é aqui que entra o Tony!!! Ele VALORIZA a mulher!!! Valoriza-a para além das suas performances como dona de casa! Mesmo que seja num tom um bocado a atirar para o piroso, mas isso também já depende do gosto de cada um. Por isso será sempre adorado por estas senhoras com défices de auto-estima e atenção (digo eu).
Parabéns de qualquer forma ao Tony Carreira! Tudo o que conquistou não podia ser mais merecido!


***

Queria só deixar uma nota de rodapé: os tempos evoluem, mas nem tanto as mentalidades.
Muitos homens bem mais novos do que os maridos das fãs do Tony Carreira continuam com a mesma mentalidade. E muitas mulheres também. É triste… Sobretudo porque têm menos desculpa que os que eram obrigados a levar com estuchas machistas-salazaristas na escola.

Fica para um próximo post...

2 comentários:

João disse...

concordo... um bom estudo de caso para muitas empresas em PT

Bruno de Carvalho disse...

Está bem visto e concordo plenamente contigo ;)